quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Óculos de proteção

Óculos de proteção


Muitas das lesões oculares causadas nos canteiros provocam danos irreversíveis à visão. Saiba como escolher os óculos de proteção mais adequados a cada tipo de serviço


Reportagem: Juliana Nakamura


Dragon Fang/Shutterstock
EPI de uso obrigatório na maioria das atividades da construção civil, os óculos de proteção podem ser encontrados em diversos modelos. Com a entrada no mercado dos produtos importados, a variedade de opções disponíveis tornou-se ainda maior. Com isso, escolher o modelo certo acabou se transformando em uma tarefa complicada, mas que pode ser realizada com segurança se o comprador e o usuário observarem alguns itens referentes à qualidade dos produtos e à sua indicação de uso.

Antes de tudo é preciso saber em qual situação os óculos serão utilizados. Serviços de carpintaria, por exemplo, exigem equipamentos com características diferentes daqueles que serão empregados para realização de serviços de solda. Atividades em ambientes cobertos podem ser realizadas com óculos de proteção dotados com lentes transparentes. Já as realizadas sob a luz do sol precisam de óculos com lentes escuras. É importante identificar também se o produto deverá proteger o usuário contra partículas frontais ou multidirecionais. Nesse último caso será preciso utilizar produtos com proteção lateral, os chamados óculos panorâmicos", explica Antonio Vladimir Vieira, chefe dos laboratórios de ensaios em EPIs da Fundacentro.

Na hora da compra, a primeira coisa a ser conferida é se o número do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho (CA) está gravado na peça, assim como o número do lote, nome do fabricante e do importador, se o produto vier de outro país.

Cumprida essa etapa, é possível comparar as matérias-primas utilizadas na fabricação dos óculos. O policarbonato vem sendo cada vez mais usado, por ser mais leve e resistente que o vidro. Mas isso não quer dizer que óculos com lentes de vidro com tratamento óptico não possam ser utilizados com segurança.

A comparação entre os modelos existentes deve levar em conta, ainda, outras características, como o grau de proteção contra a luminosidade, se há ajustes nasais e telescópicos para maior conforto do usuário, se há tira elástica para prender o equipamento à cabeça e o tratamento dado às lentes (contra riscos, embaçamento, respingos, filtro UV etc.).

Importante lembrar que os óculos de proteção devem ser substituídos sempre que apresentar trincas, deformações, arranhados excessivos e sujeira incrustada.

Maior qualidade

A tendência é que a qualidade dos óculos de segurança disponíveis no mercado melhore quando esses equipamentos passarem a ser avaliados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Isso ainda não acontece, mas a publicação de uma norma brasileira de ensaios de óculos, atualmente em discussão, será o primeiro passo para a viabilização.

O que observar antes de adquirir óculos de proteção?

» Se o CA (Certificado de Aprovação) do Ministério do Trabalho e Emprego está gravado na peça;
» Se os óculos atendem à necessidade que a situação exige;
» Se os produtos são leves e confortáveis;
» Se há fissuras na armação ou riscos na lente;
» Se os óculos possuem cordão de segurança (para evitar que os óculos caiam);
» Se as lentes têm tratamento antirrisco (isso aumenta a durabilidade);
» Se a aplicação exige tratamento antiembaçamento das lentes.

Fonte: Danny.

Tipos de óculos mais comuns

Fotos: divulgação 3M
Óculos de segurança contra impactos

São utilizados para a proteção do globo ocular contra a projeção de materiais sólidos e perfurantes. Podem ter armação confeccionada com materiais diversos, como náilon, acetato de celulose e policarbonato.

Esse tipo de óculos é indicado para serviços diversos em que os olhos estejam expostos a pó e areia, como em atividades de carpintaria e serralheria, por exemplo.

Nesse grupo, há modelos como o da foto, com lentes em policarbonato, hastes emborrachadas e apoio nasal maleável para melhor conforto do usuário.

Fotos: divulgação 3M
Óculos de segurança panorâmicos ou ampla visão

Os óculos panorâmicos são utilizados para proteção ocular do usuário contra partículas de poeira em suspensão e produtos químicos. A armação pode ser confeccionada em polipropileno e borracha e deve se moldar perfeitamente ao rosto com ajuste regulável. São indicados para proteger o trabalhador em serviços que vão da demolição e perfuração de rochas ao manuseio de argamassas e cimento, entre outros.

Na hora de comprar um produto desse tipo é fundamental checar a adaptação da peça ao usuário. Um item importante é o sistema de ventilação indireta, que ajuda a evitar que as lentes embacem.

Divulgação: Hangzhou Kanghua
Óculos para serviços de soldagem

Os óculos para serviços de soldagem destinam-se à proteção ocular do usuário contra radiação ultravioleta emitida durante os serviços de soldagem e/ou corte a quente com maçarico.

As lentes para proteção contra soldagem devem estar marcadas com o número referente à sua tonalidade. O soldador deve usar a cor mais escura possível para cada tipo de solda. Para soldagem com tocha, a tonalidade da lente deve estar entre 1,5 e 3. A soldagem com arco elétrico requer proteção maior, de dez a 14 (o máximo possível).

Fotos: divulgação 3M
Óculos especiais

São chamados óculos de proteção especiais aqueles que possuem recursos adicionais para situações específicas de uso. Um exemplo são os óculos com hastes LED para melhor conforto em ambientes com pouca luminosidade. Esses equipamentos são indicados para serviços realizados em situações críticas, como em ambientes escuros (caso de escavação de túneis, por exemplo), onde haja necessidade de proteger os olhos contra impactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário