quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aquecedores de piscina

Aquecedores de piscina


Veja como funcionam os principais sistemas de aquecimento de água de piscinas


Reportagem: Rodnei Corsini



As três formas de aquecimento de piscina mais usadas são o sistema solar, a gás e de bombas de troca de calor (que funcionam com energia elétrica). Esses sistemas são bem parecidos em seu esquema hidráulico, em que uma bomba leva a água da piscina até o elemento aquecedor, de onde retorna aquecida. Também são semelhantes no funcionamento do controle de temperatura - onde, basicamente, a temperatura da água na piscina é medida por sensores que fazem o sistema ser acionado ou desligado, mantendo o aquecimento no nível desejado. "A grande diferença está na fonte de energia que cada sistema necessita", diz Ronaldo Yano Toraiwa, engenheiro do Dasol - Abrava (Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento).

A temperatura ideal da água para prática de esportes costuma ser entre 26oC e 27oC; para lazer, de 29oC a 30oC; e para spas e fins medicinais, pode chegar a 32oC. No aquecimento, entretanto, a água é elevada a temperaturas mais altas do que isso - de 40oC a 45oC - porque depois ela irá se misturar ao grande volume de água da piscina, que se encontra a temperaturas mais baixas.

A potência necessária para o aquecimento da água pode variar, por exemplo, conforme a região do Brasil onde a piscina está instalada, se ela está em ambiente interno ou externo, se a piscina está "enterrada" ou em local com laje. Também é importante saber a área da superfície da água, que é a via pela qual se dá a maior parte da perda de temperatura.

Quanto à tubulação, grande parte das instalações utiliza o PVC, mas algumas também adotam o polipropileno. "Vemos o equipamento que vai ser usado e escolhemos uma tubulação com diâmetros compatíveis com ele", diz Dejair Luiz, diretor da área técnica da Hidráuli.

Toraiwa alerta para a qualidade do produto e da mão de obra de instalação: "É necessário conciliar bons produtos, etiquetados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com uma boa instalação".

Divulgação: E2solar
Aquecedor solar

O que é: os coletores típicos são formados por mangueiras que passam por placas que ficam expostas ao sol. As placas podem ser feitas com polipropileno ou borracha de EPDM (na cor escura, para absorver melhor os raios do sol), ou com tubos de vidros especiais.

Funcionamento e características do sistema: a água é bombeada para dentro dos coletores, que transmitem o calor captado do sol, aquecendo-a. Os coletores solares são geralmente instalados em telhados e lajes, mas podem ser instalados no próprio chão, com inclinação e direção que busquem a melhor exposição ao sol. Geralmente o desempenho do sistema está ligado à condição de tempo ensolarado. Por isso, costuma-se empregar um sistema auxiliar, como bombas de troca de calor ou aquecedores a gás.

Como escolher: a quantidade e tamanho dos coletores são selecionados de acordo com a área de superfície da piscina. No País, conforme a região, entre outros fatores e orientações do projeto, esse dimensionamento varia de 50% a 120% da área da piscina para a área coletora. Ou seja, uma piscina com 100 m² de área pode demandar de 50 a 120 m² de coletores.

Daniel Beneventi

Apoio técnico: Dejair Luiz, diretor da área técnica da Hidráuli; Ronaldo Yano Toraiwa, engenheiro do Dasol - Abrava; e Bruno Batista, diretor de operações da E2solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário